Estimulação Magnética Transcraniana
Mais informações pelo telefone (31) 9791-5768.
O cérebro é ativado através de ondas magnéticas em locais específicos de acordo com a indicação médica. O procedimento dura em torno de 40 minutos. O paciente não necessita mudar sua rotina diária.
Portadores de depressão podem contar com mais essa opção de tratamento.
O tratamento foi aprovado em 2012 pelo Conselho Federal de Medicina como prática médica no Brasil. Médico responsável com treinamento na conceituada Universidade de Harvard (Boston, EUA)
Como a estimulação magnética transcraniana funciona:
Na depressão, por motivos ainda não conhecidos, há um desequilíbrio no funcionamento das regiões frontais do cérebro (o lado esquerdo fica pouco ativo e o direito muito ativo). A região frontal coordena uma rede de neurônios que chega ao sistema límbico, responsável pelo humor, emoções, tomada de decisões, memória e organização.
A estimulação dos neurônios (os "adormecidos" e seus vizinhos) de uma região específica do lobo frontal leva a reativação e formação de novas conexões com o sistema límbico.
Como o tratamento é repetido por vários dias, as novas conexões entre os neurônios se tornam mais fortes e podem se tornar permanentes.
A grande vantagem sobre os antidepressivos é que este tratamento age especificamente em uma região do cérebro.
Quando se toma um comprimido, a medicação só chega ao cérebro após passar por vários orgãos do corpo. Por isso, vários efeitos colaterais podem ocorrer como: ganho de peso, dor no estômago, fadiga, boca seca, tontura, insônia, entre outras.